48 Leis do Poder – Regras do Poder

Tempo de leitura: 13 min

Escrito por Milton
em abril 7, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE INSCRITOS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Todos querem ter poder, mas poucos tem idéia do que fazer para poder atingi-lo. Como conquisar uma posição melhor no trabalho, a admiração dos colegas ou tirar do jogo aquele individuo que vive tentando derrubá-lo? Em 48 leis do poder ajudaremos você a aprender as regras do poder.

Em as 48 leis do poder, Robert Greene divide com nós as percepções de grandes estrategistas, filósofos, estadistas e estrategistas que conquistaram fama e poder. São compartilhados os aprendizados a partir das reflexões de Clausewitz, Sun-Tsu, Bismark, Casanova, Niestzche, Balzac e Maquiavel. Este entenderam e aperfeiçoaram as 48 leis do poder e as regras do poder que veremos neste artigo.

“O homem que tenta ser bom o tempo todo esta fadado à ruína entre os inúmeros outros que não são bons” – Nicolau Maquiavel.

Este apanhado sobre estratégia e as regras do poder abarcam mais de três mil anos de história, passando por diversas regiões, como a antiga China e a Itália renascentista, e relatando episódios que definiram 48 leis do poder e as regras do poder que repercutem até hoje.

E caso você pense que estes jogos de poder não são para você, ou que isto é algo a ser desaprovado, fica o alerta, você querendo ou não, participa destes jogos todos os dias, seja no trabalho, nas relações amorosas, ou com seus vizinhos e amigos. E se não pode evitá-los, é melhor que os conheça e seja capaz de jogá-los como um profissional. O sucesso de seu negócio, seu posicionamento no trabalho e de seus relacionamentos depende disto.

Ao refletir sobre estas leis, descubra por que alguns conseguem ser tão bem sucedidos em seus relacionamentos, enquanto outros, por mais que tentem, não conseguem sair do lugar. O quanto antes você descobrir e entender as regras do jogo, maior será a sua chance de sucesso. Veja as 48 leis do Poder e suas Regras de Poder que definem o poder e melhore o seu jogo agora!

48 Leis do Poder – 1º Parte das Regras do Poder:

1 – Nunca brilhe mais que seu chefe.

Faça com que o seu chefe pareça mais brilhante do que o é na realidade e não exagere ao mostrar suas habilidades ou poderá gerar medo e insegurança, gerando oposição a suas ações.

2 – Nunca confie demais nos amigos, aprenda a usar seus inimigos.

Cuidado com os amigos, levados pela inveja, podem te trair com mais facilidade além de se tornarem mimados. No trabalho, contrate um ex-inimigo e este lhe será mais fiel, por ter mais a provar.

3 – Esconda suas intenções.

Jamais revele todos os seus planos ou propósitos, sem saber seus próximos passos, seus inimigos não podem se preparar contra você.

4 – Fale menos do que o necessário.

Quando você busca impressionar as pessoas, quanto mais você falar, mais comum parecerá e demonstrará mais inseguranças. Pessoas poderosas impressionam falando pouco.

5 – Tudo depende da sua reputação.

Sua reputação é a base do seu poder. Preserve-a a todo custo. Quanto mais respeitado você é, mais poderoso você se torna e isto te ajuda a vencer.

6 – Atraia atenção a todo custo.

As pessoas julgam e são julgadas pela aparência. Se você quer ter poder, não ser visto pode te levar a fracassar.
Busque sempre a atenção das pessoas e evite ficar invisível na multidão.
Seja misterioso, mas diferencie-se o suficiente para ser notado.

7 – Nunca deixe que as pessoas assumam os créditos pelo seu trabalho.

Use a sabedoria e o conhecimento dos outros em causa própria, porém não conceda o seu esforço próprio para mérito dos outros. Aplicar isto lhe economizará tempo e energia, e lhe concederá uma imagem de eficiência e rapidez.

8 – Faça com que as pessoas venham até você.

Faça com que as pessoas te procurem, quando força os outros a agir, é você quem está no controle. Quando os outros vêm em sua direção, abandonam seus próprios planos e passam a seguir os seus.

9 – Vença com ações, nunca com discussões.

Você nunca ganhará algo por intermédio de uma discussão, estas geram ressentimentos e prejudicam sua capacidade de influenciar pessoas.
Ao invés de explicar algo, ganhe os outros por ações. Demonstre, não explique.

10 – Contágio: Evite o infeliz e o azarado.

Estar próximo de pessoas negativas drena sua capacidade mental e emocional. Associe-se com pessoas otimistas e prospere.

11 – Faça com que as pessoas queiram ficar perto de você.

Para ter independência você deve ser necessário e querido. Ao dependerem de você, mais liberdade você terá.
Se as pessoas dependerem de você para alcançar seus objetivos, você não terá nada a temer.
Cultive habilidades que não possam ser substituídas facilmente.

12 – Honestidade e generosidade podem desarmar seus inimigos.

Quando você é honesto, abaixa a guarda das pessoas e estas passam a confiar em você.
Seja honesto no início, ganhe a confiança da pessoa, antes de enganá-la.

48 Leis do Poder – 2º Parte:

Gostando deste livro? Estude-o com profundade, disponível em: https://amzn.to/3fXYltl

13 – Quando pedir ajuda, apele para os interesses da pessoa, nunca por piedade ou gratidão.

Se você precisa de ajuda, não cobre favores ou boas ações, isso levará as pessoas a ignorá-lo. Busque encontrar formas de favorecer a ambos; encontre algo que vá de encontro aos interesses dele e enfatize isto, assim ganhará um aliado animado.

14 – Aja de forma amigável, mas obtenha informações.

Conhecer os seus rivais é crítico, utilize formas de obter informações e se mantenha um passo a frente. Em encontros sociais, aprenda a sondar e conversar com as pessoas.

15 – Busque vitórias absolutas.

Reconheça que adquirirá inimigos que você não poderá trazer para o seu lado, e que deixar escapá-los significará que nunca estará seguro. Busque vitórias absolutas.

16 – Use a ausência para aumentar o respeito e a consideração.

Como observado na sedução e nos relacionamentos, escassez aumenta o valor. Quanto mais você é visto e escutado, mais comum vai parecer, se você já está bem estabelecido em um grupo, afastar-se por um tempo te tornará uma figura mais admirada.

17 – Seja imprevisível.

Seres humanos são criaturas de hábitos. Ser muito previsível confere o poder a terceiros e diminui o seu poder. Seja propositadamente imprevisível.

18 – Não construa fortalezas, o isolamento é perigoso.

Se trancar em sua fortaleza corta seus laços com suas fontes de poder, e de informações sobre o que está acontecendo. O isolamento expõe você a mais perigos do que os protege deles. Circule entre as pessoas e conquiste aliados, a multidão servirá de escudo para eventuais ameaças.

19 – Saiba com quem está lidando. Nunca ofenda a pessoa errada.

Não presuma que todas as pessoas vão reagir do mesmo modo. Conheça com quem está lidando e nunca deixe sua palavra ser mal compreendida ou direcionada a pessoa errada.

20 – Não tome partidos, mantenha-se independente.

Se houver algum conflito, evite tomar partido. Você deve se manter independente e não se comprometer com os outros, apenas com você mesmo.

21 – Se faça de tolo para apanhar os tolos.

As pessoas gostam de se sentir mais inteligentes. Faça com que achem que são mais espertas do que você e jamais desconfiaram de você.

22 – Saiba se render: Transforme sua fraqueza em poder.

Se você é mais fraco que seu oponente, não continue lutando, renda-se. Assim terá mais tempo para se fortalecer e tempo para esperar que o poder dele diminua. Não deixe que o oponente tenha a satisfação de derrotar você. Renda-se antes, recomponha-se, espere que ele se enfraqueça e vença.

23 – Concentre suas forças.

Economize suas energias e se concentre no seu ponto mais forte. Tenha foco e não ataque múltiplas frentes ao mesmo tempo. A intensidade sempre vence a dispersão.

24 – Seja o perfeito conselheiro.

O conselheiro se sente à vontade num mundo em que tudo gira ao redor de poder e habilidade política. Ele aconselha, elogia e se coloca a disposição de seus superiores e impõe seu poder sobre os outros de forma invisível.
Se você é o conselheiro do rei, não há limite para onde ascender dentro da corte.

48 Leis do Poder – 3º Parte:

25 – Reinvente-se.

Recrie a si mesmo sempre que necessário. Apresente uma nova identidade, que chame a atenção e o interesse da sua audiência. Seja o arquiteto da sua imagem e nunca deixe que os outros a definam por você.

26 – Mantenha suas mãos limpas.

Crie uma reputação exemplar e nunca se envolva em atividades duvidosas. Sua imagem deve comunicar perfeição e suas mãos nunca podem estar envolvidas em atividades duvidosas.

27 – Pessoas precisam de uma causa, dê a eles uma razão satisfatória e se torne seu líder.

As pessoas precisam acreditar em algo, sempre. Use isso a seu favor e dê a eles uma causa comum para seguirem com você como líder.

28 – Seja seguro ao entrar em ação.

Se você está inseguro quanto a uma ação, não faça. Suas dúvidas irão prejudicar sua eficácia na execução.
Entre em ação com fé e chame a atenção dos que estão ao seu redor. Todos admiram a audácia e a coragem, porém ninguém honra os que são dominados pelo medo.

29 – Planeje cada movimento até o fim.

O final é tudo e você deve planejar cada etapa até ele, leve em conta os desafios e as possíveis consequências que podem anular os seus esforços e arruinar seu plano. Não seja surpreendido pelas circunstâncias e saiba quando parar.

30 – Faça suas realizações parecerem fáceis.

Seus feitos devem parecer naturais e fáceis, assim evite mencionar que algo te deu muito trabalho e sempre faça parecer natural e simples seu sucesso. Sempre aparente ser capaz de fazer ainda mais, no entanto, não ensine a qualquer pessoa como você o fez ou suas táticas serão usadas contra você.

31 – Controle as opiniões: Faça com que joguem com as suas cartas.

Deixe que seus adversários acreditem que estão no controle. Dê opções para as pessoas escolherem, mas certifique-se de que todas estas vão de encontro aos seus objetivos. Quando eles tiverem de escolher, faça que seja uma escolha do tipo “dos males o menor”.

32 – Jogue com as fantasias das pessoas.

Evite apelar para a realidade nua e crua, a não ser que esteja preparado para a indignação causada pela desilusão.
As pessoas gostam de romantizar suas vidas e, se você conseguir acompanhá-las nesta direção, será capaz de se tornar poderoso.

33 – Encontre o ponto fraco de cada um.

Cada pessoa que te cerca tem suas fraquezas e cabe a você conhecê-las.
Uma fraqueza pode ser um medo, um vício ou segredo e se você as conhece, isto te coloca em uma posição de poder.

34 – Aja com um rei para ser tratado como rei.

A forma como você se comporta determinará a forma que você será tratado. Cedo ou mais tarde, agir como um plebeu o levará a ser ignorado. Demonstre sua nobreza e as pessoas te tratarão como um nobre.

35 – Domine a arte de agir na hora certa.

Não demonstre pressa, isto representa uma falta de controle sobre você e seu próprio tempo. Aparente calma e paciência, como se estivesse certo de que as coisas se resolverão no tempo apropriado. Saiba o momento certo para agir e para permanecer quieto enquanto aguarda o momento propício.

36 – Foque no que você tem, e não no que não pode ter agora.

Quanto mais atenção se dá ao que não tem, mais forte esse sentimento de ausência se torna, diminuindo assim o seu próprio poder. Se há algo que você deseja e não pode ter, finja que isto não tem grande importância, pois quanto menor for o interesse demonstrado, maior será o poder de suas ações.

48 Leis do Poder – 4º Parte das Regras do Poder:

37 – Crie espetáculos e entretenha.

Grandes gestos, com tons dramáticos para uma plateia, geram uma aura de poder. Monte espetáculos para as pessoas ao seu redor, cheios de imagens e símbolos que reforcem a sua presença.

38 – Pense como quiser, mas comporte-se como os outros.

Não vale a pena demonstrar às pessoas que você vai contra o status quo. Conseguirá apenas passar uma ideia de que deseja atenção e se acha superior. Misture-se na multidão e abrace o senso comum. Guarde sua originalidade para você e as pessoas mais próximas que admiram o excêntrico.

39 – Agite a água para fisgar o peixe.

A falta de controle sobre seus sentimentos prejudica seu desempenho. Procure estar sempre calmo, pois seu objetivo é desequilibrar seu inimigo, enquanto mantém a sua calma e assume o controle. Manipule-os para que eles percam a calma, desestabilize para atacar de forma assertiva.

40 – Despreze o almoço grátis.

Se algo é de graça, você deve redobrar a atenção. Usualmente, gestos assim vem com o custo de um favor que será cobrado no futuro. Pague pelo que você quer e se livre de dívidas, favores e culpa. É sábio pagar o preço sem desconto, e mantenha seu dinheiro circulando, pois a generosidade é um sinal de poder.

41 – Não fique sob a sombra de ninguém, crie seu próprio espaço.

Se você tiver que substituir um grande homem, você terá que fazer duas vezes mais que ele realizou para conseguir superá-lo em sua glória. Não se mantenha na sombra de alguém, crie seu próprio espaço.

42 – Derrube o líder e seu time se dispersará.

Neutralize a influência do líder para dispersar a multidão. Faça isso isolando-os e banindo-os. Se você consegue atingir a fonte do problema, o grupo se dispersará e você fica livre para assumir.

43 – Trabalhe o coração e a mente dos outros.

Para fazer com que os outros sirvam ao seu propósito será necessário seduzi-los e influenciá-los. A pessoa que você seduz torna-se leais e, para seduzir uma pessoa, é preciso agir em suas inseguranças e em sua mente. Se você ignorar as mentes e os corações das pessoas, elas te odiarão.

44 – Use o efeito espelho para desarmar.

O espelho reflete a realidade, mas é também causa de ilusões. Quando você se espelha em seus oponentes, fazendo o que fazem, gera confusão com esta estratégia. O efeito espelho os provoca e os leva a reagir de forma não planejada, expondo suas fraquezas. Poucos resistem à confusão e ao caos causado por esta estratégia.

45 – Pregue a mudança, mas nunca mude muita coisa ao mesmo tempo.

Todos entendem a necessidade de mudança, mas no dia a dia as pessoas são criaturas de hábito. Mudar demais gera revolta, desta forma, ao assumir uma posição de autoridade, busque manter seu respeito pela tradição e, se uma mudança for necessária, faça com que ela pareça ser uma mera melhoria desta tradição.

46 – Não pareça perfeito demais.

Parecer melhor do que os outros é perigoso, e dar a impressão de ser perfeito é ainda mais. Se você causa inveja, cria inimigos silenciosos. Exiba ocasionalmente algum defeito e confesse vícios inofensivos, para desviar a inveja e parecer mais humano e menos divino.

47 – Não vá além da vitória pré-estabelecida.

A vitória é o momento mais perigoso de todos. Quando você vence, a arrogância e o excesso de confiança podem levá-lo a ultrapassar o alvo que você havia definido e, ao avançar demais, você acaba por criar mais inimigos e a colocar em risco os objetivos atingidos. Não deixe que o sucesso tome conta e suba à cabeça. Estabeleça um objetivo e, ao alcançá-lo, pare imediatamente.

48 – Mantenha-se flexível e adaptável.

Ao assumir uma forma rígida, clara e visível, você se torna vulnerável ao ataque. Procure ser manter adaptável e fluido como a água. Nunca aposte na estabilidade e numa ordem duradoura e sim no caos.

Veja o post completo no Instagram: @ovexp

Esperamos que o artigo 48 Leis do Poder – Regras do Poder tenha ajudado a encarar os jogos de poder que vivemos ao longo de nossas relações com mais estratégia e significado que antes. Ao aplicar estas lições você conseguirá atingir resultados tais quais os grandes estrategistas da história.

Você tem algum amigo que se beneficiária deste conteúdo? Compartilhe, permita que as 48 Leis do Poder – Regras do Poder possa chegar a mais pessoas. Assim você nos ajuda e ajuda àqueles que enfrentam dificuldades em progredir na vida.

Se interessou pelo Livro 48 Leis do Poder? Adquira a sua cópia com preço promocional (Clique no livro).

Recomendações:

Se você é um amante de estratégia e quer saber mais de como aplicar as 48 Leis do Poder – Regras do Poder, veja também o artigo “A Arte da Guerra”.

Leia aqui: https://ovexp.com.br/a-arte-da-guerra-sun-tzu/

Se você gostou deste artigo, com certeza se beneficiara de outra ferramenta poderosa para alavancar o seu negócio online. Veja os 14 príncipios de Jeff Bezos que toranram a Amazon na maior varejista online do Mundo.

Leia aqui: https://ovexp.com.br/as-cartas-de-bezos-jeff-bezos-14-principios/

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE INSCRITOS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro